tanque_6

As offshores são empresas que tem suas atividades fora do país de origem, geralmente em paraísos fiscais, como Ilhas Cayman, Bermudas, Panamá, etc. Normalmente tem a finalidade de proteção patrimonial, permitir investimentos fora do país, e principalmente pelas vantagens de planejamento tributário que tal estratégia proporciona.

A grande diferença em relação às holdings reside no fato do posicionamento geográfico da empresa. Enquanto que a offshore situa-se fora do país, a holding está dentro do mesmo.Trata-se de diferentes estratégias, mas com finalidades parecidas: uma maior proteção patrimonial.

Quando as pessoas falam de holdings, offshores, geralmente associam o tema à blindagem. Fato que pode-se dizer que nem um tanque de guerra blindado é a prova de danos. Ou seja, o termo blindagem é relativo e deveríamos trocar este termo por um outro: segurança jurídica.

Quanto maior é a estrutura constitutiva e jurídica de uma empresa, maior também é segurança das atividades as ameaças relativas aos passivos que as mesmas possam adquirir. Em outras palavras, a total invulnerabilidade, blindagem, não existem, mas sim, é possível fazer com que uma atividade se torne muito menos exposta a riscos de todo o tipo, garantindo a sustentabilidade dos negócios.

 

 

 

Anúncios