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Business Plan, Plano de Negócios — PN, é uma ferramenta de Gestão, é um documento de planejamento em que a pessoa que planeja inserirá todos os estudos e informações sobre as suas ideias de negócio, detalhes e necessidades do empreendimento. Ele é elaborado para negócios em estágio inicial e para empresas já em andamento. É tido como o documento mais importante no planejamento de uma empresa pois, nele é possível identificar as necessidades, as falhas, as oportunidades, antecipar-se à possíveis problemas e verificar vantagens para o negócio. É um guia para Gestão Estratégica. Assim, também serve como um caminho mais rápido para identificar e angariar investidores e apoiadores.

O Plano de Negócios aponta a viabilidade de um negócio e as estratégias a serem seguidas, em todos os pontos de vista, desde a descrição do negócio, o planejamento e gestão financeira, operacional, estratégia de marketing, modelo de negócios, gestão de processos, gestão de pessoas e equipe, planejamento fiscal, medidas de segurança, relacionamento com cliente, comunicação interna e externa, análise de mercado, relacionamento com funcionários, etc, colocados de maneira organizada. A estrutura do PN não é rígida e pode-se incluir tudo o que achar necessário mas, precisa ser atualizado constantemente, conforme o empreendimento vai se desenvolvendo ao longo do caminho de alcançar o objetivo do negócio.

Ele é feito a partir de uma vasta e minuciosa coleta de informações, dados e pesquisa sobre a empresa e sobre tudo que à ela se relaciona e para escrevê-lo é preciso o máximo de informações possíveis.

Por que criar um Plano de Negócios?

“Só há razão de se planejar algo caso esteja claro para o empreendedor aonde se quer chegar, ou seja, qual é o seu objetivo.” José Dornelas

– Apresentar um Plano de Negócios bem esquematizado transmite credibilidade;

– Elaborar o PN é a melhor forma de testar a viabilidade de um produto ou serviço;

– O PN serve para orientar os setores da empresa sobre como o negócio será implantado;

– É um ótimo meio para sensibilizar parceiros e adquirir apoio;

– Meio de minimizar os riscos, pois é possível visualizar pontos fracos e criar uma solução de diminuição de riscos;

– É uma forma de capitalizar recursos;

– Através do PN o empreendedor consegue identificar melhor o mercado e clientes e assim direcionar o seu negócio para eles;

– É feito o detalhamento do negócio, de quais são os objetivos, o que será feito, por quem será feito, como e quando;

– Possibilita administrar os investimentos e estimar o retorno destes;

– Identifica os pontos fortes e pontos fracos;

– Analisa o desempenho da Administração e de todos os setores da empresa;

– Define estratégias.

Referência: www.josedornelas.com.br

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