Muito se fala sobre planejamento estratégico e as diversas ferramentas disponíveis às organizações para tornar a estratégica efetiva e ativa, principalmente no ambiente empresarial.

Hoje nós iremos dar um exemplo de como podemos conjecturar a análise jurídica e estratégica, abordando uma ferramenta estratégica muito útil, levando em conta em sua análise 3 aspectos jurídicos muito comuns nas empresas.

Matriz gut blog

Conforme imagem acima: elencamos 3 problemas: falta de contratos (informalidade e insegurança jurídica no ambiente empresarial); inadimplência e passivos e ativos tributários.

De acordo com a ferramenta acima ( Matriz GUT), a cada problema deve-se levar em conta qual a gravidade, qual a urgência e qual a tendência deste problema aumentar ou se multiplicar através do tempo.

Para cada um dos três itens é atribuído, pelos gestores uma nota, de 0 a 5. Multiplicando gravidade, urgência e tendência de um problema, temos a nota total, que indica de maneira quantitativa o quão grande de fato este problema significa em sua empresa/organização.

No caso, a inadimplência é o maior problema da matriz na imagem, sendo que em outras postagens iremos explorar melhor como resolver efetivamente estes problemas.

Não percam!

Anúncios